top of page

Nossas Aulas 

Baby Ballet
 

A dança traz inúmeros benefícios para quem pratica. O ballet, em específico, constitui uma atividade completa, principalmente para as crianças.

Sabemos que o ballet técnico só pode ser oferecido às crianças a partir dos nove anos de idade, quando atingem a maturidade corporal para iniciar prática regular do ballet. Nessa etapa é que sua estrutura corporal e seus músculos estão preparados para receber a carga de exercícios que essa arte exige. Entretanto, os exercícios de iniciação ao ballet, oferecidos na educação infantil, contribuem muito na correção da postura, como auxiliar na coordenação motora, na flexibilidade, na concentração, além de tonificar o sistema nervoso, muscular e mental.

O ballet exige uma delicadeza de gestos e do olhar, embora se precise da força nos movimentos. Para as crianças o ballet é uma atividade que ajuda na socialização, pois desenvolve o espírito de equipe e a ajuda para quem está dançando ao lado. Valores como respeito e colaboração são aprendidos nesta arte.

 
Ballet Clássico
O balé é uma das escolas de movimento mais antigas e importantes na formação de um bailarino. Nele, quando bem aplicado, o bailarino encontra uma enorme e válida ferramenta na sua formação”, afirma o diretor do Ballet de Londrina, Leo Ramos. Ele explica que os exercícios executados incansavelmente nas aulas têm como enfoque principal dar ao bailarino uma musculatura sólida, flexível e articulada, num trabalho de formar o corpo pelo movimento. A força e a elasticidade proporcionam desenvoltura corporal absoluta, seja na execução de um clássico pas-de-deux ou de um power move do street dance. Não à toa, muitos procuram o balé clássico para aperfeiçoar o desempenho em estilos contemporâneos – da dança de rua à de salão.
 

Os benefícios para a saúde promovidos pela prática da dança

1. Memória

Não é tão simples para o cérebro memorizar tantos nomes (99% em francês) e ainda por cima associá-los aos movimentos de pernas, braços e cabeça. O ballet clássico é uma verdadeira ginástica mental. Além disso, atividades de lazer, reduzem o risco de ter doenças mentais. E o ballet é lazer!

 

2. Bem-estar

Ballet é lazer. Dançar é uma experiência gratificante para o corpo muito mais do que fazer o 1, 2, 3 repetitivo das academias de ginástica. Ainda que muita gente goste de ginástica, ou qualquer outra atividade física, e apesar da endorfina, o hormônio do bem-estar ser liberado em qualquer esporte, nada se compara à dança:um misto de arte e esporte impossível de ser encontrado em qualquer outra atividade. Dançar não é apenas saber fazer piruetas, é saber se expressar através dos movimentos, uma música, um ritmo sonoro, um personagem, uma história...

3. Condicionamento físico de aço

Quando alguém fala em atividade física completa o que lhe vem em mente? Natação? Pois é, mas um estudo revelou que os bailarinos têm um condicionamento físico melhor do que o de nadadores olímpicos.

Simples assim: o ballet trabalha TODOS os músculos do corpo, inclusive os músculos internos muito difícies de serem trabalhados com o 1, 2, 3 da ginástica ou da musculação. E o melhor: a dança, em geral, trabalha os músculos juntos, sem que a pessoa faça braço, perna, glúteo e assim por diante.

4. Dor nas costas

Palavra inexistente no vocabulário dos bailarinos. Dores nas costas é muito raro pois o ballet clássico trabalha muito os músculos que sustentam a coluna vertebral. E voltando à comparação com a natação, se você reparar bem, os bailarinos têm asas como os nadadores, pois aquele músculo lateral logo abaixo das axilas, servem para sustentar o corpo em equilibrio.

5. Equilíbrio e autoconhecimento

A yoga que perdoe os bailarinos mas em matéria de equilírio e autoconhecimento acho que o ballet ganha da yoga. Para equilibra-se precisa se conhecer e para se conhecer precisa se concentrar. Equilibrar-se sobre uma ponta não é para qualquer um. Mas devagar, o ballet clássico começa com o pé inteiro no chão, para depois passar pela meia ponta e por último para a ponta. São anos de autoconhecimento para chegar ao equilíbrio.

6. Trabalho em grupo e individual

Muita gente acha que esporte de grupo desenvolve o espírito de equipe etc etc, mas o ballet trabalha nos dois campos. O bailarino aprende tanto a dançar em equipe, quanto a dançar sozinho e, do ponto de vista do desenvolvimento psicológico para enfrentar as duas situações, não há duvidas de que o ballet leva vantagens sobre muitos esportes.

7. Emagrecimento e autoestima

Bailarino clássico gordo é difícil de encontrar mas não há nada que impeça os mais cheinhos de dançarem. Ao contrário, como atividade, às vezes, aeróbica, a dança, em geral, ajuda a perder peso, e reduz os riscos de obesidade. Além disso, um estudo comprova que a dança ajuda pacientes obesos a adquirirem uma maior autoestima e consciência do corpo.

8. Coordenação motora

No ballet clássico, a coordenação motora requerida é enorme. Mas também em todas as outras danças, tal habilidade é necessária. Tanto que um estudo comprovou os benefícios do Tango e da dança de salão para incrementar os movimentos de pacientes com Parkinson.

9. Depressão

Quem dança os males espanta. A dança é uma excelente ajuda para quem sofre de depressão, seja pela produção de endorfina, seja pelo trabalho em grupo que ela proporciona.

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Neroscience, a dança ajuda também a regular a serotonina e a dopamina, neurotransmissores-chaves para evitar a depressão.

----------------------

Aulas de Zumba (O que ela te proporciona)
 

Zumba é um tipo popular de classe grupo de exercício que tem crescido em popularidade nos últimos anos. Esta classe incorpora uma série de diferentes tipos de danças tradicionais em um, formato divertido grupo aula de ginástica. Não importa se você quer melhorar seu sistema cardiovascular, perder peso, melhorar sua coordenação, ou aumentar o seu humor, dança Zumba pode ser apenas o que o médico receitou!

 

SAÚDE CARDIOVASCULAR MELHOR

Um dos melhores benefícios adaptativos associados com dança Zumba é uma melhoria em sua saúde cardiovascular. O sistema cardiovascular é composto do coração, bem como das veias e artérias que fornecem sangue para e do coração. Quando este sistema é fraco, você pode experimentar sintomas como fraqueza, falta de ar, fadiga e uma incapacidade para realizar as atividades da vida diária. Além destes sintomas, um fraco sistema cardiovascular pode, em alguns casos, causar ataques cardíacos ou até mesmo a morte. A investigação descobriu que uma das melhores maneiras de melhorar a condição de seu sistema cardiovascular é através da realização de atividade física que salienta o coração, como caminhar, nadar ou dançar Zumba. Para melhores resultados, para tentar obter pelo menos 30 minutos, cinco dias por semana.

 

PERDA DE PESO

Outro benefício grande aptidão associadas à dança Zumba é a perda de peso. Esta é uma das razões mais comuns que as pessoas escolhem para participar em aulas de grupo de exercícios, como Zumba. Como dito acima, Zumba é um tipo de exercício cardiovascular e pesquisa constatou que a participação no exercício cardiovascular é a melhor maneira de perder peso. Para melhores resultados, tente acompanhar quantas calorias você queima durante o treino, e usar isso para maximizar sua perda de peso. Por exemplo, em uma libra de gordura não é de 3500 calorias. Portanto, se você quer perder um quilo de peso por semana, você deve cortar 500 calorias de sua dieta por dia. Para a pessoa média, a prática de dança Zumba por uma hora vai queimar cerca de 400 calorias. Portanto, a fim de alcançar seu objetivo, você deve cortar um acréscimo de 100 calorias de sua dieta.

 

UMA MELHOR COORDENAÇÃO

Dança Zumba é também uma ótima maneira de melhorar sua coordenação. Ter um bom senso de coordenação é muito importante, especialmente com a idade. Quedas entre os idosos são uma das principais causas de morte. Portanto, se você pode melhorar (e manter) a sua coordenação, conforme você envelhece, você terá menos chances de ser vítima de estes tipos de acidentes.

 

MELHORA DO HUMOR

Por fim, a pesquisa constatou que todos os tipos de exercício produz endorfinas, que são um tipo de sentir-se bem hormônio que são liberados na corrente sanguínea após terminar o exercício. Pessoas que sofrem de crises de depressão muitas vezes são incentivados a participar de atividade física, a fim de beneficiar destes hormônios. Estudos descobriram que, para a maior quantidade de liberação de endorfina, você deve participar de exercício cardiovascular, como a dança.

MELHORA DA POSTURA E DA FLEXIBILIDADE
Os movimentos envolvidos na zumba não são o que a maioria dos treinos inclui, e por combinar movimentos de samba, salsa, merengue e mambo, os praticantes estarão trabalhando grupos musculares exclusivos e acostumando suas articulações aos movimentos mais incomuns e extensões.

Esta redução na tensão e melhor amplitude de movimento contribuem para postura e flexibilidade em participantes regulares da zumba, o que é de grande importância.

 
Divertir-se e Exercitar-se
A zumba carrega diversão, diferenciação, simplicidade e eficácia. O foco é inserir todos os participantes na prática do exercício físico, com melhora do sistema cardiovascular, perdendo várias calorias, com musculatura fortalecida, melhora da concentração, equilíbrio, alívio do estresse, e em especial, transformando a experiência em real festa.
Praticidade
Mais um ponto positivo é que não existe demanda em excelência de movimentos, assim, não há necessidade de ser especialista nas danças, sendo a aula prática com diversão e exercício.

----------------------

Jazz  Infanto-Juvenil
 

Voltado para crianças e adolescentes acima de 8 anos, o jazz é adorado como estilo pela Broadway e é uma das modalidades mais amadas no universo da dança, especialmente por bailarinos e bailarinas que preferem a liberdade artística que o jazz oferece. 

A técnica esperada de um bailarino dessa modalidade é molejo dos ombros, peitoral e quadril, flexibilidade, controle do tronco para movimentos rígidos e de grande desenvoltura, postura adequada para saltos altos e longos, além de equilíbrio para realizar giros e outros movimentos de precisão. Esses são enfoques trabalhos numa turma de jazz iniciante.

O jazz dance é o estilo mais apreciado para coreografias cinematográficas e teatrais por sua flexibilidade técnica-artística. Muitos bailarinos se destacam após iniciar as aulas nessa modalidade, especialmente aqueles que têm alguma base no ballet clássico (responsável por adequar o corpo à boa postura).

Benefícios da aula de jazz

A aula de jazz é ótima para crianças, jovens e adultos que buscam um exercício para manter o corpo ativo. Quem não pratica nenhum tipo de exercício pode se sentir um pouco desafiado pelo ritmo intenso da dança, mas com o tempo, a prática fica muito mais prazerosa.

Por deixar que cada aluno crie e desenvolva seu estilo próprio, a dança favorece a expressão corporal de cada individuo. A prática frequente pode substituir idas à academia ou corridas, já que é um exercício que trabalha o corpo todo.

A aula inclui alongamentos, adaptação aos ritmos e trabalho muscular de várias partes do corpo, principalmente pernas e braços. Junte a isso a diversão de uma aula em grupo e o desenvolvimento da coordenação motora e o jazz se torna um exercício completo.

Além de tudo isso, qualquer tipo de dança ainda pode fazer bem para o cérebro das pessoas. Um exemplo é um estudo publicado em 2003 no New England Journal of Medicine, que constatou que praticar dança de salão, ao menos duas vezes por semana, pode reduzir os riscos do desenvolvimento de demência. Isso vale para o jazz também.

----------------------

bottom of page